segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Matriz Avaliação Docente

1.      Introdução

Ao iniciarmos uma reflexão sobre a avaliação na educação de modo geral, notamos que estamos em constante busca da melhor maneira de se avaliar. Não é diferente quando se fala do desempenho docente, pois ainda estamos carentes de um modelo de avaliação capaz de contribuir de maneira efetiva para a formação inicial e continuada do docente e a melhora da qualidade de ensino. Esta construção tem como finalidade, antes de tudo, promover a reflexão sobre a importância da avaliação e a auto-avaliação dentro do processo educacional, além de propor uma construção coletiva de valores/competências a fim reunir o maior número de informações para o desenvolvimento contínuo da comunidade escolar.


2.      Instrumento de recolha de registro de evidencias: Referencial de competências para os professores das escolas primárias e secundária de Ontário:

                    I.      Envolvimento com os alunos e as suas aprendizagens

a)      Preocupa-se com o bem estar e o desenvolvimento de todos os alunos;

(  )  Cria um ambiente favorável para a aprendizagem;
(  )  Estimula a participação efetiva dos alunos nas atividades;
(  )  Elabora estratégias levando em consideração a Zona de Desenvolvimento Proximal de cada aluno;
(  ) Age como um mediador nas questões relacionadas ao convívio harmonioso entre os alunos;

b)     Faz prova de dedicação em matéria de ensino e favorece a aprendizagem e o rendimento dos alunos;

(  ) Elabora estratégias levando em consideração a Zona de Desenvolvimento Proximal de cada aluno;
(  )  Se envolve de forma efetiva no processo de ensino/aprendizagem;
(  )  Promove “novas aprendizagens” aos alunos;

c) Trata os alunos equitativamente com respeito;

(  ) Age como um mediador nas questões relacionadas ao convívio harmonioso entre os alunos;
(  ) Não é conivente a comportamentos preconceituosos e discriminatórios;
(  ) Se apresenta como ”autoridade” e não como “autoritário”;

d)   Assegura um meio de aprendizagem que encoraja os alunos a resolver os problemas, a tomar decisões, a ser capaz de aprender ao longo da vida e a tornar-se membro ativo da sociedade em evolução;

( )  Provoca conflito cognitivo e promove atividade mental do aluno, necessárias para
Estabelecer a relação entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios;
( ) Ajuda o aluno a adquirir habilidades relacionadas com o aprender a aprender, que lhe permitam ser cada vez mais autônomos em suas aprendizagens;
( )  Estimula por meio de estratégias a auto-estima e o auto conceito em relação as aprendizagens que se propõem, que o aluno possa sentir que em certo grau aprendeu e que o esforço valeu a pena;


                  II.      Conhecimentos profissionais:

a)      Conhece a matéria, o currículo da escola em questão e a legislação sobre a educação;

(  ) Segue o plano político pedagógico da escola de maneira critica e reflexiva;
(  ) Planeja e aplica os conteúdos de maneira contextualizada e atualizada;
(  ) Domina os conteúdos que aplica;
( ) Os alunos enxergam o professor como autoridade no que se refere à matéria;

b)   Conhece uma variedade de métodos eficazes de ensino e de avaliação;

(  ) Utiliza aulas expositivas;
(  ) Aplica estratégias de construção coletiva;
(  ) Leva em consideração as diferentes dimensões de objetivos e conteúdos (conceitual, procedimental e atitudinal);
(  )  Sempre aplica as mesmas estratégias;

c) Conhece uma variedade de estratégias eficazes de gestão da sala de aula;

( ) Estimula aprendizados relacionados à responsabilidade compartilhada aos seus alunos;

(  )  As aulas são construídas com começo, meio e fim;
(  )  Aplica aulas improvisadas;

c)      Sabe como os alunos aprendem e os fatores que influenciam a sua aprendizagem e o seu rendimento;

(  )  Conhece os níveis de desenvolvimento dos alunos (cognitivo, sócio-afetivo e motor)
(  )  Aplica os conteúdos de maneira contextualizada e atualizada;
(  ) Os objetivos e conteúdos são propostos de forma que sejam significativos e funcionais para os alunos;

                III.      Prática profissional:

a)   Aplica os seus conhecimentos profissionais e a sua compreensão dos alunos, do currículo, da legislação, dos métodos de ensino e das estratégias de gestão de sala de aula para favorecer a aprendizagem e o rendimento dos alunos;

(  )  Compartilha os objetivos com a comunidade escolar;
( ) Os objetivos e conteúdos são propostos de forma que sejam significativos e funcionais para os alunos;

b)   Comunica-se eficazmente com os alunos, os pais e os colegas;

(  ) Promove encontros de pais e mães de alunos a fim de divulgar os avanços dos alunos;
(  )  Envolve a comunidade escolar em ações pedagógicas;
(  )  Promove debates em sala de aula para trocas de saberes;
(  )  Favorece a criação do ambiente democrático com a comunidade escolar;

c)   Efetua uma avaliação contínua do percurso dos alunos, avalia o seu rendimento e comunica regularmente os resultados aos alunos e pais;

(  ) Utiliza os critérios da Avaliação Formativa;
( ) Utiliza diferentes instrumentos de avaliação (provas, auto-avaliação, trabalhos e observação);
( )  confecciona e entrega relatórios contendo informação sobre o processo de aprendizagem dos alunos;
 
d)   Adapta e aperfeiçoa os seus métodos de ensino, por meio da reflexão e da aprendizagem contínua, recorrendo a uma variedade de recursos ;

( )  Avalia suas estratégias levando em consideração a melhoria do processo de ensino/aprendizagem;
(  )  Promove o processo adaptativo = criativo = evolutivo = Readaptativo;

d)     Utiliza a tecnologia apropriada no quadro do seu ensino e de suas responsabilidades profissionais conexas;

(  ) Promove vivencias em laboratórios;
(  ) Utiliza recursos midiáticos para discussões de conteúdos com seus alunos;
( ) Alimenta os meios de comunicação da escola com informações relacionadas ás intervenções pedagógicas;

                IV.      Liderança nas comunidades de aprendizagens;

a)   Participa nas atividades de aperfeiçoamento profissional contínuo para melhorar o seu ensino;

( ) Participa de Congressos, fóruns, seminários, simpósios e eventos científicos;
( ) Divulga seus trabalhos a fim de contribuir para a construção de conhecimento;
(  )  Compromete-se com a pesquisa;
(  )  Participa das reuniões que tem como objetivo a troca de saberes entre o corpo docente;

3.      Para avaliarmos as competências apresentadas a seguir, utilizaremos os seguintes valores:
0 – nunca
1 – quase nunca
2 – às vezes
3 – quase sempre
4 – sempre



4.   Referencias Bibliográficas

TARDIF, J. & FOUCHER, C.(2010) Um conjunto de balizas para a avaliação da profissional idade dos professores. In ALVES, M. P. & MACHADO, E. A. (2010). O pólo de excelência: caminhos para a avaliação do desempenho docente. Porto, Areal editores.

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