1. Introdução
Ao iniciarmos uma reflexão sobre a avaliação na educação de modo geral, notamos que estamos em constante busca da melhor maneira de se avaliar. Não é diferente quando se fala do desempenho docente, pois ainda estamos carentes de um modelo de avaliação capaz de contribuir de maneira efetiva para a formação inicial e continuada do docente e a melhora da qualidade de ensino. Esta construção tem como finalidade, antes de tudo, promover a reflexão sobre a importância da avaliação e a auto-avaliação dentro do processo educacional, além de propor uma construção coletiva de valores/competências a fim reunir o maior número de informações para o desenvolvimento contínuo da comunidade escolar.
2. Instrumento de recolha de registro de evidencias: Referencial de competências para os professores das escolas primárias e secundária de Ontário:
I. Envolvimento com os alunos e as suas aprendizagens
a) Preocupa-se com o bem estar e o desenvolvimento de todos os alunos;
( ) Cria um ambiente favorável para a aprendizagem;
( ) Estimula a participação efetiva dos alunos nas atividades;
( ) Elabora estratégias levando em consideração a Zona de Desenvolvimento Proximal de cada aluno;
( ) Age como um mediador nas questões relacionadas ao convívio harmonioso entre os alunos;
b) Faz prova de dedicação em matéria de ensino e favorece a aprendizagem e o rendimento dos alunos;
( ) Elabora estratégias levando em consideração a Zona de Desenvolvimento Proximal de cada aluno;
( ) Se envolve de forma efetiva no processo de ensino/aprendizagem;
( ) Promove “novas aprendizagens” aos alunos;
c) Trata os alunos equitativamente com respeito;
( ) Age como um mediador nas questões relacionadas ao convívio harmonioso entre os alunos;
( ) Não é conivente a comportamentos preconceituosos e discriminatórios;
( ) Se apresenta como ”autoridade” e não como “autoritário”;
d) Assegura um meio de aprendizagem que encoraja os alunos a resolver os problemas, a tomar decisões, a ser capaz de aprender ao longo da vida e a tornar-se membro ativo da sociedade em evolução;
( ) Provoca conflito cognitivo e promove atividade mental do aluno, necessárias para
Estabelecer a relação entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios;
( ) Ajuda o aluno a adquirir habilidades relacionadas com o aprender a aprender, que lhe permitam ser cada vez mais autônomos em suas aprendizagens;
( ) Estimula por meio de estratégias a auto-estima e o auto conceito em relação as aprendizagens que se propõem, que o aluno possa sentir que em certo grau aprendeu e que o esforço valeu a pena;
II. Conhecimentos profissionais:
a) Conhece a matéria, o currículo da escola em questão e a legislação sobre a educação;
( ) Segue o plano político pedagógico da escola de maneira critica e reflexiva;
( ) Planeja e aplica os conteúdos de maneira contextualizada e atualizada;
( ) Domina os conteúdos que aplica;
( ) Os alunos enxergam o professor como autoridade no que se refere à matéria;
b) Conhece uma variedade de métodos eficazes de ensino e de avaliação;
( ) Utiliza aulas expositivas;
( ) Aplica estratégias de construção coletiva;
( ) Leva em consideração as diferentes dimensões de objetivos e conteúdos (conceitual, procedimental e atitudinal);
( ) Sempre aplica as mesmas estratégias;
c) Conhece uma variedade de estratégias eficazes de gestão da sala de aula;
( ) Estimula aprendizados relacionados à responsabilidade compartilhada aos seus alunos;
( ) As aulas são construídas com começo, meio e fim;
( ) Aplica aulas improvisadas;
c) Sabe como os alunos aprendem e os fatores que influenciam a sua aprendizagem e o seu rendimento;
( ) Conhece os níveis de desenvolvimento dos alunos (cognitivo, sócio-afetivo e motor)
( ) Aplica os conteúdos de maneira contextualizada e atualizada;
( ) Os objetivos e conteúdos são propostos de forma que sejam significativos e funcionais para os alunos;
III. Prática profissional:
a) Aplica os seus conhecimentos profissionais e a sua compreensão dos alunos, do currículo, da legislação, dos métodos de ensino e das estratégias de gestão de sala de aula para favorecer a aprendizagem e o rendimento dos alunos;
( ) Compartilha os objetivos com a comunidade escolar;
( ) Os objetivos e conteúdos são propostos de forma que sejam significativos e funcionais para os alunos;
b) Comunica-se eficazmente com os alunos, os pais e os colegas;
( ) Promove encontros de pais e mães de alunos a fim de divulgar os avanços dos alunos;
( ) Envolve a comunidade escolar em ações pedagógicas;
( ) Promove debates em sala de aula para trocas de saberes;
( ) Favorece a criação do ambiente democrático com a comunidade escolar;
c) Efetua uma avaliação contínua do percurso dos alunos, avalia o seu rendimento e comunica regularmente os resultados aos alunos e pais;
( ) Utiliza os critérios da Avaliação Formativa;
( ) Utiliza diferentes instrumentos de avaliação (provas, auto-avaliação, trabalhos e observação);
( ) confecciona e entrega relatórios contendo informação sobre o processo de aprendizagem dos alunos;
d) Adapta e aperfeiçoa os seus métodos de ensino, por meio da reflexão e da aprendizagem contínua, recorrendo a uma variedade de recursos ;
( ) Avalia suas estratégias levando em consideração a melhoria do processo de ensino/aprendizagem;
( ) Promove o processo adaptativo = criativo = evolutivo = Readaptativo;
d) Utiliza a tecnologia apropriada no quadro do seu ensino e de suas responsabilidades profissionais conexas;
( ) Promove vivencias em laboratórios;
( ) Utiliza recursos midiáticos para discussões de conteúdos com seus alunos;
( ) Alimenta os meios de comunicação da escola com informações relacionadas ás intervenções pedagógicas;
IV. Liderança nas comunidades de aprendizagens;
a) Participa nas atividades de aperfeiçoamento profissional contínuo para melhorar o seu ensino;
( ) Participa de Congressos, fóruns, seminários, simpósios e eventos científicos;
( ) Divulga seus trabalhos a fim de contribuir para a construção de conhecimento;
( ) Compromete-se com a pesquisa;
( ) Participa das reuniões que tem como objetivo a troca de saberes entre o corpo docente;
3. Para avaliarmos as competências apresentadas a seguir, utilizaremos os seguintes valores:
0 – nunca
1 – quase nunca
2 – às vezes
3 – quase sempre
4 – sempre
4. Referencias Bibliográficas
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